SITE EDUCACIONAL  |  Notícias Mapa do site
  • VII Ação Nacional Fecbrac de Limpeza  Ambiental

    VII Ação Nacional Fecbrac de Limpeza Ambiental

    VII Ação Nacional FEBRAC de Limpeza Ambiental, realizada no dia 20 de setembro, simultaneamente em todos os estados brasileiros, foi um sucesso. No Recife o evento foi realizado pela terceira vez na Lagoa do Araçá, coordenado pelo SEAC - Sindicato da Empresas de Asseio e Conservação, com apoio das empresas associadas e da Escola Pinheiros.
    Para Márcio Gomes, coordenador do evento e do programa de atualização profissional do SEAC/PE, a VII Ação Nacional FEBRAC tem como intuito promover a conscientização da população quanto aos problemas ambientais. “A sustentabilidade é uma das bandeiras trabalhadas pelo Sindicato de Asseio e Conservação. Há três anos seguidos realizamos esta ação aqui na Lagoa para mostrar a importância da biodiversidade do local, mobilizando a população do bairro e ajudando a conscientizar a sociedade sobre a necessidade de valorizarmos e cuidarmos deste importante espaço”, ressaltou.
    Durante o evento foi realizada uma caminhada ecológica com a participação de alunos de escolas, professores, pais, representantes das empresas associadas e a comunidade em geral. Em seguida foi feito o plantio com distribuição de mudas e apresentações artísticas. Paralelamente foi realizada a limpeza do entorno da Lagoa por equipes das empresas associadas. O evento contou ainda com a cobertura de toda a imprensa escrita, além de emissoras de rádio e televisão, obtendo uma grande repercussão na mídia local e nacional.



    http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-2edicao/t/edicoes/v/familias-participam-de-caminhada-ecologica-na-lagoa-do-araca/3643504/
  • O papel da escola no desenvolvimento das competências para o mercado de trabalho

    O papel da escola no desenvolvimento das competências para o mercado de trabalho

    Palestra sobre "O papel da escola no desenvolvimento das competências para o mercado de trabalho", ministrada pelo Prof. Márcio Gomes, foi um dos destaques do XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, de 25 a 27 de setembro no Recife. A palestra destacou a fundamental importância da escola no desenvolvimento das competências atitudinais (comportamentais), uma das três dimensões das competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho e responsável por mais de 90% das demissões realizadas no mundo corporativo.

    Contato: marciogomes@sapiens-pe.com.br

  • O Seminário Nacional de Liderança promovido pela Rede Católica de Ensino
    • Seminário RCE

    O Seminário Nacional de Liderança promovido pela Rede Católica de Ensino

    O Seminário Nacional de Liderança promovido pela Rede Católica de Ensino - RCE, realizado de 21 a 23 de outubro, contou, entre outros palestrantes, com a participação do professor Márcio Gomes, diretor do SAPIENS - Centro de Formação e Pesquisa e Diretor de Gestão de Pessoas do Grupo Preserve Liserve. Durante o evento Gomes abordou sobre o tema "O Papel da Escola Frente às Mudanças no Mercado de Trabalho" levando ao presentes a sua experiência na área de educação escolar e corporativa.

  • Reconhecido como uma das maiores referências em formação de professores

    Reconhecido como uma das maiores referências em formação de professores

    Reconhecido como uma das maiores referências em formação de professores com credibilidade internacional, o SAPIENS leva ao mundo corporativo sua larga experiência em educação no que diz respeito à formação e desenvolvimento de pessoas.Tudo com base na perspectiva do profissional nas várias dimensões que compõem o espectro das competências.

    Currículo: Clique AQUI
  • Diretor Corporativo de Gestão de Pessoas ministra palestra sobre Outsourcing

    Diretor Corporativo de Gestão de Pessoas ministra palestra sobre Outsourcing

    Márcio Gomes, diretor Corporativo de Gestão de Pessoas do Grupo Preserve Liserve e Diretor da SAPIENS, ministrou palestra sobre OUTSOURCING (Terceirização de Serviços) e a fidelização da mão de obra capacitada - Entendendo os bastidores do mercado, para contratar pessoas e serviços com segurança, durante a III INFRA NORDESTE – que aconteceu no Recife, no dia 20 de março de 2013, no JCPM Trade Center. Trata-se do maior evento em Lideranças de Pernambuco e da Região Nordeste, com a participação de gestores de Serviços e Infraestrutura em ambientes construídos, que abordou a evolução do papel do Facility Management em grandes empreendimentos.

  • Curso de Avaliação (Neuro) Psicopedagógica com o Prof. Vitor da Fonseca

    SAPIENS e CORPE de Portugal realizam no Recife o primeiro curso de Avaliação (Neuro) Psicopedagógica com o Prof. Dr. Vitor da Fonseca, autor de algumas das principais obras no mundo na área da dificuldade da aprendizagem.

    INFORMAÇÕES:
    E-mail: marciogomes@sapiens-pe.com.br e secretaria@sapiens-pe.com.br
    Fones: (81) 21375150 / 99450900.

    COORDENAÇÃO GERAL: Prof. Márcio Gomes, diretor do SAPIENS - Centro de Formação e Pesquisa do Recife.

    COORDENAÇÃO EXECUTIVA: Cleber Oliveira

    MÓDULOS: 30 e 31/agosto – 26 e 27/setembro – 25 e 26/outubro – 22 e 23/novembro - (Sábado e Domingo - 8h às 12h e 14h às 18h).

    CARGA HORÁRIA: 64 presenciais + 32 horas à distância, inclundo estudo de caso = 100 horas

    PROF. DR. VITOR DA FONSECA / PORTUGAL.
    Doutorado em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade Técnica de Lisboa/Portugal, Mestrado em Ciências de Educação (Dificuldades de Aprendizagem) pela Universidade de Northwestern/Chicago, Licenciado em Motricidade Humana (Reabilitação Psicomotora) pela Universidade Técnica de Lisboa/Portugal. É professor Catedrático da Universidade de Lisboa e professor convidado de várias universidades, consultor internacional e formador na área da «Neurologia e Dificuldades de Aprendizagem», entre outras. Autor de algumas das principais obras de referência em todo o mundo, tendo publicado mais de 30 livros em várias linguas, dos quais, 14 publicados no Brasil.

    DESENVOLVIMENTO PROGRAMÁTICO
    1. Fundamentos científicos, filosóficos, culturais e éticos da avaliação dinâmica;
    2. Definição de Avaliação Dinâmica em Neuropsicopedagogia: o sujeito avaliado ou observado (a criança ou jovem inexperiente); o sujeito avaliador ou observador (adulto experiente – neuropsicólogo, psicopedagogo, professora especializada, reeducador, terapeuta, etc.); as tarefas de avaliação ou de observação; e a interação ou mediatização avaliador-avaliado ou observador-observado;
    3. Potencial de Desenvolvimento e Potencial de Aprendizagem;
    4. Avaliação Dinâmica do Desenvolvimento na Criança: macromotricidade, micromotricidade, comunicação, cognição e sociabilização;
    5. Avaliação Dinâmica da Linguagem Falada (receptiva, integrativa e expressiva);
    6. Avaliação Dinâmica da Psicomotricidade e da Grafomotricidade na Criança Pré-Escolar;
    7. Avaliação Dinâmica da Leitura e da Escrita;
    8. Avaliação Dinâmica da Matemática;
    9. Avaliação Dinâmica da Cognição e do Processamento de Informação: atenção, processamento e planificação;
    10. Avaliação Dinâmica das Funções Conativas e Executivas;
    11. Da Avaliação Dinâmica à Intervenção Neuropsicopedagógica: princípios orientadores, apoios facilitadores e contextos.

    MAIS INFORMAÇÕES: secretaria@sapiens-pe.com.br / (81) 9945.0900 - 2137.1255

<< Anterior

SAPIENS - CENTRO DE FORMAÇÃO E PESQUISA - CNPJ: 08.848.313./0001-06  |  Av. Sigismundo Gongalves, nº 606  |  Carmo  |  Olinda  |  PE  |  CEP: 53.010-024  |  TELEFONE: 81 3423.2133 e 81 2137.5150